25 de Julho de 2014

Institucional

Histórico | Missão Visão e Princípios | Diretoria e conselhos | Estatuto

Histórico

Credipatos - img_historico

A Cooperativa de Crédito de Patos de Minas Ltda – SICOOB Credipatos, foi fundada em 9 de maio de 1988 por 38 cooperados com o apoio da Diretoria da Cooperativa Mista Agropecuária COOPATOS. Iniciou suas atividades em 11 de outubro daquele ano, após receber a autorização de funcionamento do Banco Central.

O objetivo principal da criação da Credipatos é administrar a poupança de seus associados, aplicando-a como alavancagem na produção regional, ou seja, o próprio produtor administrando a sua fonte financeira. Essa característica forneceu à Credipatos subsídios para ser autônoma e independente jurídica e operacionalmente, regida por leis e estatutos próprios, podendo assim se organizar conforme as necessidades de seus associados, para poder atender melhor e mais eficazmente a comunidade.

O Sicoob Credipatos é uma empresa patense e seu patrimônio pertence aos cooperados. Seus resultados (lucros), chamados sobras, são divididos entre os cooperados, em forma de rateio e de acordo com sua participação na cooperativa..

Credipatos - img_historico_2 Credipatos - img_historico_3 A Credipatos foi criada com o objetivo de fornecer assistência financeira aos seus associados, fomentando a formação educacional dos mesmos, no sentido de incentivar o cooperativismo, por meio de ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito, bem como da difusão de informações técnicas que visem o aprimoramento da produção e qualidade de vida e, ainda, disponibilizar os mais diversos serviços na área financeira, como: captação de recursos, concessão de créditos, prestação de garantias, prestação de serviços, formalização de convênios com outras instituições financeiras, bem como aplicações de recursos no mercado financeiro, inclusive depósitos a prazo com ou sem emissão de certificado.

Em agosto de 2006, o SICOOB CREDIPATOS recebeu autorização do Banco Central do Brasil para se tornar uma cooperativa de crédito de "Livre Admissão", ou seja, a partir dessa data, ela poderia trabalhar com qualquer seguimento econômico da sociedade, não apenas produtores rurais.

O SICOOB Credipatos é hoje uma das maiores Cooperativas de Crédito do Estado de Minas Gerais, com forte atuação na região do Alto Paranaíba. Conseguiu se firmar no mercado de crédito da cidade sede (Patos de Minas) e logo, foram criados 6 PACs (Postos de Atendimento Cooperativo) na sua região de abrangência – Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Presidente Olegário, Varjão de Minas, Areado e São Gonçalo do Abaeté; e mais 4 PACs dentro da própria cidade de Patos de Minas, localizados em áreas estratégicas nos bairros Brasil, Rosário, Vila Garcia e Planalto, abrangendo a cidade de forma bem eficiente.


O SICOOB Credipatos hoje

O SICOOB CREDIPATOS faz parte do SICOOB, um Sistema de cooperativas de crédito sólido, presente em todo o Brasil, com mais de 1700 pontos de atendimento e mais de 1,7 milhão de associados.

Suas cooperativas buscam o desenvolvimento da comunidade, pois os recursos captados são aplicados na economia local. Saiba mais: www.sicoob.com.br


Cooperativismo de Crédito

Comparada às agências bancárias, as cooperativas de crédito oferecem os mesmos serviços – conta-corrente, aplicações, linhas de crédito, seguros, recebimento de contas e tributos, entre outros. A principal diferença está no fato que as cooperativas são formadas por pessoas.

Por isso elas operam de forma diferenciada, com custos mais baixos e atendimento especial, onde o fator humano e a solidariedade são conjugados com tecnologia e modernidade na medida certa.

Rua Major Gote, 1699 - Centro - CEP 38700-001 - PATOS DE MINAS-MG - (34) 3818-2699

Downloads